Estratégia é a produção de planos para atingir objetivos.
Estratégias de Marketing são aqueles planos desenhados para atingir objetivos
do marketing. Uma boa estratégia de Marketing deveria integrar os objetivos,
políticas, esequências de ação (tática) num todo coerente da . O
objetivo de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de
cumprir eficazmente e eficientemente a sua missão.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento
estratégico é um processo
gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução,
levando em conta as condições
internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera
premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência
e sustentação.
O estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve
cinco atividades:
1. Definição da
missão corporativa.
2. Análise da
situação.
3. Formulação
de objetivos.
4. Formulação
de estratégias.
5. Implementação,
Feedback e controle.
MISSÃO CORPORATIVA
A missão corporativa está relacionada com o direcionamento da empresa
mediante seus funcionários e colaboradores. É a finalidade pela qual todos os
esforços da empresa estão direcionados.
Qual é o nosso
negócio? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? O
que se pretende proporcionar de benefícios aos nossos clientes?
A Missão corporativa deve responder a estas perguntas aparentemente
simples, que fazem a diferença nas decisões gerenciais mediante um ambiente
competitivo acirrado.
Exemplo: A
Missão da Sadia S/A é: "Alimentar consumidores e clientes com soluções
diferenciadas".
As melhores missões são aquelas
guiadas por uma visão utópica de realização, uma espécie de sonho
impossível que fornece um direcionamento em longo prazo. É aquela que busca atender
às necessidades dos clientes, dos acionistas, da sociedade e também dos
funcionários.
Visão: Ser
reconhecida por sua competitividade em soluções de agregação de valor e
respeito ao crescimento sustentável da cadeia de valor.
ANÁLISE DA SITUAÇÃO
Aqui se apresentam os dados históricos relevantes sobre o mercado, a
empresa e o produto. Faz-se uma análise de como o composto mercadológico tem
sido usado, e têm-se uma visão de como a concorrência tem atuado. Neste momento
é imprescindível o bom uso da pesquisa de mercado.
A matriz BCG, a análise SWOT e outras ferramentas de marketing são também
usadas aqui para revelar o panorama macro e micro ambiental.
ANÁLISE AMBIENTAL
O Marketing é afetado por uma gama de variáveis macro ambientais que
representam fatores existentes no contexto da empresa e que muitas vezes fogem
de seu controle, mas mudam as intensidades, os costumes e os acontecimentos no
processo de comercialização. Antever
as mudanças e conhecer
a situação atual aumenta as chances de um bom planejamento de marketing.
Alguns
fatores que devem ser levados em conta:
Variáveis Ambientais
Variáveis Culturais/Sociais
Variáveis Demográficas
Variáveis Econômicas
Variáveis Jurídicas/Políticas
Variáveis Psicológicas
Variáveis
Tecnológicas
ANÁLISE DE PORTFÓLIO
Não basta satisfazer os consumidores, se isso não for feito de uma
maneira lucrativa. A estratégia de marketing deve portanto identificar, atrair
e manter clientes rentáveis, ou seja, aqueles que geram um fluxo de receita e
que excede o fluxo de custo dês e atrair, vender e servi-los. Todavia, todas as
empresas perdem dinheiro com alguns de seus clientes.
Em "Costumes for life", Carl Seweell atesta a conhecida regra 80/20 do Principio de
Pareto, mostra que 20% dos principais clientes podem gerar até 80% do lucro da
empresa, metade do qual é perdido para atender a base formada por 20% de
clientes não-rentáveis. A implicação é que uma organização pode ser
mais rentável se souber como "dispensar" seus piores clientes.
ANÁLISE DE PORTFÓLIO
Existem também diferentes rentabilidades para cada produto ou serviço. O
modelo do Boston Consulting
group, conhecido como Matriz
BCG foi pioneira na análise do portfólio de produtos ou unidades de
negócios.
MATRIZ BCG
·
Produtos ou Serviços com alta participação Relativa
de Mercado em um mercado de baixo crescimento são Vacas Leiteiras.
·
Produtos ou Serviços com baixa participação relativa
de mercado em um mercado de baixo crescimento são Abacaxis, ou Cachorros.
·
Produtos ou Serviços com baixa participação relativa
de mercado emum mercado de alto crescimento são oportunidades.
·
Produtos ou serviços com alta participação relativa
de mercado em ummercado com alto crescimento são estrelas.
ANÁLISE SWOT
A Análise Swot é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico, e deve ser realizado ao menos
uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing ou
apenas planejamento estratégico.
A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças),
Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats
(ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados. Também conhecido
com FOFA.
Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, segundo
HINDLE & LAWRENCE (1994) a análise SWOT foi criada por dois professores da
Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Chistensen. Por outro lado,
TARAPANOFF (2001:209) indica que a idéia da análise SWOT já era utilizada há
mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe: um conselho de Sun
Tzu:“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas,agarre as oportunidades
e proteja-se contra as ameaças ”(SUN TZU, 500 a.C.)
Sistema de Informações de Marketing – SIM
O sistema de
informação é constituído de pessoas equipamentos e procedimentos que reúnem, selecionam e distribuem informações para
que os profissionais de marketing possam tomar suas decisões.
Felizmente, a explosão da necessidade de informações de um estímulo às
impressionantes novas tecnologias da informação: computadores, microfilme,
televisão a cabo,copiadoras, aparelhos de fax, gravadores de áudio,videocassetes,
DVD’s, unidades de CD-ROM, Internet.
Algumas empresas desenvolveram sistemas de informações de marketing que
suprem a gerência da empresa com informações rápidas e incrivelmente detalhadas
sobre desejos, preferências e comportamentos dos compradores.
Por exemplo, a Coca-Cola Company sabe que colocamos 3,2 pedras de gelo no
copo, vemos 69 dos seus anúncios acada ano e, nas máquinas de vendas
automáticas, preferimos latas às temperatura de 0,6º C.
A Kimberly Clark, que fabrica os lenços de papel Kleenix, estimou que, em
média, uma pessoa assua o nariz 256 vezes por ano.
A Hoover descobriu que gastamos cerca de 35 minutos por
semana aspirando o pó da casa, sugando cerca de 3,5 quilos de pó por ano
e usando 6 sacos para aspirador.
Sistema de Informações de Marketing
- · Sistema de Inteligência
- · Sistema de Pesquisa
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA
O Sistema de Inteligência consiste em um conjunto de procedimento e fontes
usadas por administradores para obter informações sobre desenvolvimentos pertinentes do ambiente de
marketing.
·
Dados Primários - São dados que não estão
disponíveis e precisam ser coletados: Ex. A opinião de um consumidor sobre um
novo produto.
·
Dados Secundários - são dados que já existentes que podem
ser utilizados para ajudar a descobrir oportunidades e tomar decisões corretas.
Internos – são informações que a empresa já possui e que servem para ajudá-las
a identificar o que esta acontecendoem sua empresa. Ex.: informação dos
funcionários. Database Marketing, pesquisa de mercado realizada.
·
Externos - são informações disponíveis fora da
empresa. Ex.: Livros, artigos, publicações, revistas especializadas, Governo (municipal
estadual ou Federal).
SISTEMA DE PESQUISA
É o processo de coleta e análise de informações relativas às questões
específicas ou problemas de marketing enfrentados pelas empresas.
Método de Coleta de
Dados
1) Pesquisas
de Levantamento
A pesquisa de levantamento envolve um entrevistador que interage com os
entrevistados para coletar fatos, opiniõese atitudes.
Um questionário é usado para oferecer uma abordagem ordenada e
estruturada para a coleta de dados.
·
Levantamento por contato pessoal
·
Levantamento por telefone
·
Levantamentos por Correspondência
·
Métodos de levantamento interativo
2) Pesquisas
por Observação
Na pesquisa de observação, as ações dos entrevistados são monitoradas sem
que haja uma interação direta. Ex.: Há outras formas mais inusitadas de
observação como aplicação de câmeras de TV atrás das prateleiras dos
supermercados para registros dos olhos dos consumidores.
3) Pesquisa
por Experimentos
Um experimento diferencia-se pela mudança que o pesquisador faz em uma ou
mais variáveis - preço, embalagem, design, espaço na prateleira, tema da propaganda
ou verba para propaganda - enquanto observa os efeitos dessa mudança em uma
outra variável (geralmente vendas).
Ex.: Os pesquisadores às vezes simulam ambientes de supermercado, dão aos
entrevistados uma quantia em dinheiro de brinquedo e pedem que eles façam
compras normalmente, como o fariam em um supermercado de verdade.
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
É o
processo de estabelecer metas de marketing para uma organização e planejar,
implementar e controlar as estratégias para alcançá-las.
Tarefas:
1)
Desenvolvimento
do Plano de Marketing e Estratégias de Marketing
2)
Entender
e conhecer clientes e mercados
3)
Desenvolver
o Composto de Marketing
4)
Implementar
e controlar as atividades de Marketing
PLANO DE MARKETING
É um documento estratégico corporativo por meio do qual, diversos fatores
são considerados e sintetizados, alternativas são avaliadas e decisões são
tomadas. (Dias, 2006)
É o documento elaborado, onde se apresentamas etapas do processo de
planejamento realizado.
Etapas do plano de marketing:
1) Análise da
situação ou de mercado
2) Objetivos
3) Metas
4) Estratégias
5) Táticas
6) Avaliação
dos resultados
7) Cronograma
MARKET-SHARE
É a parte
do mercado global de um determinado produto controlada por uma determinada
empresa.
ORIENTAÇÕES DO MARKETING
Orientação
para produção
É a
filosofia de negócios que enfatiza a produção e entrega de produtos.
Produzir
bens e serviços, informar os clientes sobre eles, deixar que os clientes
venham.
Foco: Produto
Aspecto positivo:
Empresas de altas tecnologias e de fabricação de remédios para a AIDS por ex.,
não é necessário pesquisas para saber se o cliente deseja ou não.
Orientação
para vendas
É uma
filosofia de negócios que concentra as atividades de marketing nas vendas dos
produtos disponíveis. Produzir bens e serviços, ir até o cliente e levá-lo a
comprar.
Foco:Vendas
Aspecto positivo: Quando
uma loja tem excesso de mercadorias velhas ou um médico que vende a idéia de
exercícios físicos diários.
Orientação
para marketing
É uma
filosofia de negócios que se concentra em compreender as necessidades e desejos
dos clientes e produzir produtos e serviços para satisfazê-los. Descobrir o que
os clientes precisam e desejam descobrir o que os clientes precisam e desejam,
produzir bens e serviços que eles dizem precisar ou desejar, oferecê-los aos
clientes sem esquecer de buscar alcançar suas próprias.
Metas: Lucros.
Foco:Clientes
Limitações: pode
centrar a atenção no cliente e esquecer do público interno e fornecedores, pode
distanciar-se de informações dos concorrentes, que podem estar satisfazendo
clientes de forma mais efetiva.
Orientação
para valor
É uma
filosofia empresarial que se concentra em desenvolver e entregar um valor
superior para os clientes como modo de alcançar os objetivos da organização.
Entender os clientes, concorrentes e ambientes, criar valor para eles,
considerar outros públicos. (stakeholders)*
*indivíduos e grupos que podem
influenciar decisões de marketing e ser influenciados por eles. Ex: comunidade,
funcionários, órgãos do governo, financiadores, acionistas.
Foco: Valor para
o cliente
Valor para o cliente: a
diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios e quanto aos
custos de compra e uso de produtos eserviços
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