COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Posted on 10:33 by


1. Expansão do Crédito

Contribuindo para as alterações no padrão de consumo da população brasileira, a expansão do crédito é considerada um dos fenômenos de maior relevância na economia brasileira recente.

Essa expansão se deve, em grande medida, ao crescimento do crédito destinado a pessoas físicas, impulsionando sobremaneira o consumo.

2. Consumo Prático

Atualmente, cerca de 12% dos domicílios brasileiros são habitados por uma única pessoa, o que representa cerca de 7 milhões de pessoas morando sozinhas no Brasil. O número era de cerca de 4 milhões em 2000.

Porções individuais e elevada praticidade são cada vez mais adequadas a essa tendência.

Produtos e serviços que poupem tempo e trabalho são demandados também em domicílios com casais em que ambos participam do mercado de trabalho.

3. Consumo +60

Estima-se que em 2030, o atual número de quase 20 milhões de idosos deva dobrar e chegar perto dos 40 milhões.
Com a expectativa de vida cada vez maior, boa parte do consumo virá dessa crescente parcela da população, com impactos expressivos nos gastos com saúde (planos e medicamentos), mas também em outros tipos de gastos relacionados ao aumento de longevidade e a melhoria da qualidade de vida deste novo público.

4. Consumo Exigente

A população está mais consciente e exigente em relação aos seus direitos. Selos de certificação e de garantia dos produtos já são requisitos indispensáveis para responder às crescentes exigências de qualidade.

5. Consumo Responsável
O consumidor brasileiro está mais preocupado com a aquisição e o uso de produtos e serviços sustentáveis.

6. Consumo Saudável
O consumidor está mais preocupado com melhoria da qualidade de vida, provocando um aumento no consumo de serviços e produtos orgânicos.
O Brasil conta hoje com mais de 18 mil academias ativas (2º. lugar no ranking mundial).

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