Todo produto tem como seu ciclo de vida em suas fases de vendas: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. É o conceito de obsolescência planejada, ou seja, os produtos já nascem com data prevista para serem retirados do mercado. As fases do ciclo de vida do produto:
Desenvolvimento: Começa quando a empresa ainda está desenvolvendo a idéia inicial de um novo produto. Durante esse desenvolvimento os custos do investimento crescentes e a qualquer momento o projeto pode ser abortado, de acordo com a análise de viabilidade.
Introdução: Quando um produto é lançado no mercado, é preciso dar atenção a todo o composto de Marketing de maneira estratégica. Se for totalmente novo, normalmente haverá pouco ou nenhuma concorrência. Uma das principais preocupações deve estar no aspecto promocional do lançamento.
Crescimento: Período de aceitação do mercado e de lucros crescentes. Os concorrentes passam a intensificar suas atividades. Em muitos casos os preços abaixam.
Maturidade: Período em que o crescimento das vendas diminui, o nível de lucros torna-se estável ou reduz-se. É necessário uma nova análise para continuar apresentando diferenciais perante o mercado.
Declínio: Período em que as vendas e os lucros caem. Os problemas podem ocorrer por influências das variáveis incontroláveis do mercado, ou por administração do composto de marketing.
Existem várias razões para que ocorra o declínio, tais como: surgimento de novos produtos mais eficazes; a substituição de um produto por outro melhor e a falta de necessidade pelo produto. Pode-se facilmente reconhecer muitos produtos que já saíram do mercado ou estão em fase de nítido declínio: é o caso dos relógios, modelos de telefones celulares etc. Por sua vez, certos produtos como sabão, alimentos enlatados, pregos, entre outros, parecem ter uma fase longa. Enquanto outros têm um ciclo de vida muito curto: brinquedos e móveis, por exemplo. Portanto, é evidente que o modelo apresentado para o ciclo de vida não necessariamente se adapta bem a qualquer produto.
O desenvolvimento de um produto inicia quando a empresa tem a ideia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado. Basicamente, a empresa pode desenvolver seus novos produtos com base na tecnologia que possui – é o tipo de estratégia product-out.
Outro tipo de estratégia é a estratégia market-in, a empresa ouve a voz do mercado e fabrica aquilo que o mercado quer, muitas vezes antecipando-se e até mesmo criando necessidades de consumo para os seus produtos, fabricando então o que pode vender.
A empresa pode utilizar as duas estratégias anteriores, utilizando assim uma estratégia mista, que maximiza seus recursos produtivos e de desenvolvimento de novos produtos.
0 comentários:
Postar um comentário